top of page

ENCONTRO INTERNACIONAL "FRONTEIRAS E TERRITORIALIDADES"

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

            A publicação dos trabalhos completos do “Encontro Internacional Fronteiras e Territorialidades” seguirá os padrões de edição para Anais na forma de uma coletânea de artigos online. Os artigos devem ser apresentados na forma de capítulo de livro, estando dispensados de apresentar os resumos e as palavras-chaves.

 

O prazo de entrega será o dia 30 de Novembro de 2018 e os textos devem ser enviados para o e-mail fronteiras.territorialidades@gmail.com em formato .doc ou .docx. 

 

Os artigos poderão ser entregues em espanhol e português, mas a revisão linguística dos artigos ficará sob a responsabilidade dos autores.

 

I- Formatação:

Dimensão: artigos de, no máximo, 20 páginas (inclusos os espaços em branco, notas e bibliografia)

Fonte e espaçamento: Times New Roman, 12, normal, espaço 1,5.

Papel: A4 (210 mm x 297 mm)

Margens: Superior: 3,0 cm; Inferior: 2,0 cm; Direita: 2,0 cm; Esquerda: 3,0 cm

Notas: fim de página ou rodapé (para indicações de fontes de arquivo, com série, fundo, pasta, etc.; indicação de depoimento ou entrevista; jornais ou outros periódicos com data; demais tipos de fontes primárias utilizadas pelo autor; observações e informações adicionais não contempladas no corpo do texto).

 

Em caso de fontes primárias, devem seguir a seguinte sequência: descrição do documento, lugar e data. Códice, livro, pasta, etc. Arquivo, biblioteca, centro de documentação, etc.. Segue o exemplo:

 

Ofício do Secretário de Estado e Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, para o Governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Joaquim de Melo e Póvoas. Palácio da Ajuda, 04/09/1761. AHU.

 

Obs.: A primeira indicação da sigla do arquivo, biblioteca ou centro de documentação deverá ser feita por extenso. As demais somente a sigla.

 

Exemplo:

Ofício do Secretário de Estado e Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, para o Governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Joaquim de Melo e Póvoas, Palácio da Ajuda, 04/09/1761. Arquivo Histórico Ultramarino (AHU).

 

II- Estrutura do artigo:

Título (em negrito e centralizado)

Nome do autor e instituição de trabalho ou de formação acadêmica (itálico e centralizado)

Desenvolvimento dividido em intens (se houverem) com título em negrito (justificado)

 

III- Referências

Citações de até três linhas devem ser colocadas no corpo do texto entre aspas. Citações de mais de três linhas devem ser colocadas abaixo do corpo do texto sem aspas e centralizadas à direita com recuo de 1,5 cm (fonte Times New Roman, 10, normal, espaço simples). A indicação da referência bibliográfica, que deve vir sempre no rodapé da página, deve seguir o padrão: Sobrenome do Autor (ano da publicação: páginas). Segue abaixo o exemplo:

 

Monteiro (2008: 47-57); Lucena Giraldo (2012: 27); Santana Pérez/Sánchez Suárez (2007).

 

Em caso de coleções que seja preciso indicar o tomo ou volume:

 

Varnhagen (1952, V.4: 127-145).

 

Bibliografia ao final do artigo deve seguir o padrão:

No caso de livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro. Subtítulo do livro. Local: Editora, ano.

No caso de capítulos de livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título e subtítulo do capítulo do livro. In: SOBRENOME(S) DO(S) ORGANIZADOR(ES), Nome(s) do(s) Organizador(es). Título do livro. Subtítulo do livro. Local: Editora, ano.

No caso de artigos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título e subtítulo do artigo. Nome da revista, número, período/ano, número das páginas do artigo.

No caso de dissertações ou teses acadêmicas: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título e subtítulo do trabalho. Local: nome da Instituição, ano (se dissertação de mestrado ou tese  de doutorado, ou outro modelo, com indicação do programa de pós-graduação no qual foi defendido).

 

Observações importantes:

- Solicitamos a todos os autores o envio, junto com o artigo, de um currículo resumido de até cinco linhas com a indicação da formação, do cargo atual e das atividades de pesquisa em andamento.

- Para os autores que utilizarão iconografias (mapas, pranchas, gravuras, etc.) em seus artigos, pedimos que, caso seja necessário, verifiquem a autorização por escrito das mesmas junto à instituição de pesquisa, biblioteca ou centro de documentação que possua os direitos autorais de reprodução.

 

Os organizadores da publicação agradecem desde já vossas contribuições para o bom andamento de nossos trabalhos.

 

Saudações cordiais,

 

Bruno Aranha

Carla Menegat

Carlo Romani

bottom of page